"Precisamos projetar na treva que há na alma do analfabeto o clarão radioso que vem do livro!"
Graciliano Ramos
Nada se transforma se não for pela primazia da Educação. Educar é libertar o outro da dicotomia maniqueísta de que “não é possível”. Educar é mostrar caminho, é abrir portas, construir espaço, erguer pontes para que o outro possa, confortavelmente, transitar. Educar é doação, é caridade. Mas, diferentemente da “esmola” ou da “cota”, é também a oportunidade do outro fazer a sua parte e engrandecer-se com isso, elevando a sua autoestima e orgulho, afirmando com altivez: “eu quero, eu posso, eu faço”.
A Maçonaria, sempre esteve muito atrelada ao aperfeiçoamento integral do homem. E, sabedora de que somente através da educação, da profissionalização, do aprimoramento constante é que há esta possibilidade e, também, por ser uma instituição voltada para as boas causas sociais e familiares, sempre esteve muito atenta ao que ela, metaforicamente, denomina de “polimento da pedra bruta”. Esta milenar instituição, no que pese carregar por muito tempo a pecha de coisa “diabólica”, o que nunca foi e, nem é. Na verdade, somente o bem, tem feito à humanidade como um todo. A Maçonaria foi e é credencial de decência, honestidade, respeito e trabalho.
A loja Maçônica Cotinguiba, existe desde 1872. São 144 anos de uma rica e virtuosa história voltada, exclusivamente, para as boas obras sociais. A vocação de “doadora” da centenária Loja Maçônica Cotinguiba procurou, desde o inicio do século passado, ser um referencial representativo nas causas sociais: caridade, educação, saúde e preparação. Foi assim que manteve e, mantém ainda uma “hospitalaria” para fazer a Caridade direta junto aos necessitados os quais, às vezes, recebem benefícios sem saber nem de onde vem: comida, roupa, enxovais para nascituros, fraudas, auxilio variados nos momentos difíceis... Esta função de identificar o carente e levar até ele o lenitivo, normalmente é exercida pelas “fraternidades feminina”: esposas e filhas de Maçons que se integram, anonimamente, ao trabalho da Loja para cumprir esta missão tão nobre feita pela Maçonaria sem a menor divulgação ou propaganda...
Na Saúde a loja Maçônica Cotinguiba atuou, por muito tempo, no atendimento aos necessitados, com seus Postos de Atendimentos onde eram recebidos pacientes sem condição financeira para pagar um médico. Na Educação, a Loja Maçônica Cotinguiba tem um trabalho belíssimo e que marcou a vida cultural, literária e profissionalizante de Sergipe que foi a criação, no dia 24 de setembro de 1916, (vai fazer 100 anos agora em 2016), da “Liga Sergipense Contra o Analfabetismo”, escolas dirigidas a alfabetização e, posteriormente a profissionalização de adultos em Sergipe.
Ensinava a ler e a escrever e preparava para o trabalho e para os concursos com a profissionalização através dos cursos de: Datilografia, Corte e Costura, Confeiteira, Boas Maneiras, Marcenaria e Práticas Rurais. Chegou a manter ativa por muito tempo, mais de 40 salas de aula espalhadas por todo o Estado de Sergipe, lugares onde todos estudavam, se preparavam e não pagavam nada.
Durante mais ou menos 60 anos prestou um serviço gratuito e de primeira aos sergipanos desprovidos de recurso financeiro para custear uma Escola ou pagar um Professor particular. Temos que entender que, naqueles tempos, não havia a presença do Estado em quase nada. Na verdade, nem o “Estado”, nos moldes atuais, existia. Tais funções eram exercidas, normalmente, por entidades como a Maçonaria, a Igreja, os Clubes de Serviços e as Congregações.
Devemos perceber também, que à proporção que o Estado começou a assumir tais funções, estas entidades foram pouco a pouco se retirando do cenário da assistência direta e efetiva, deixando por conta exclusiva daquele que de fato tem a responsabilidade institucional de manter e socializar estes direitos dos cidadãos, que é a própria entidade estatal. Na atualidade, ainda é mantida a Caridade direta e efetiva, a doação voluntária e sem alarde, não é divulgado a origem de onde emana o recurso ou o bem ofertado, seguindo o principio maçônico de que: “o que a mão direita faz, não há necessidade de a esquerda saber”.
No que diz respeito à vocação desta centenária Instituição para a Educação, foi criado em 2013 o PELMC – Planejamento Estratégico da Loja Maçônica Cotinguiba, e, no PELMC foi instituído entre outras Ações, O CONCURSO LITERÁRIO, LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA DE CONTO, CRÔNICA E POESIA. Este Concurso, - o primeiro e único no Brasil, - tem a pretensão de abranger todas as Escolas, públicas e particulares, do Estado de Sergipe e, até de outras unidades da Federação. A ideia está se revelando como uma das mais exitosas já realizadas nesta área, pois do Concurso é feita uma seleção de textos e publicado um livro: A ANTOLOGIA LITERÁRIA LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA DE CONTO, CRÔNICA E POESIA, já foram publicadas duas. A primeira, em 2014, com 93 textos e a segunda, 2015, com 110 matérias. Esta iniciativa é tão boa que está se revelando como um marco na história recente da literatura sergipana e brasileira por ser um certame, é GRATUITO: não há nenhuma espécie de pagamento; INCLUSIVO, todos podem participar independente de sua situação financeira, religiosa, racial, cultural ou social, seguindo os princípios maçônicos de “liberdade, igualdade e fraternidade”. REVELADOR: muitos jovens sergipanos de todas as paragens têm o direito de se mostrar como escritor, poeta, cronista ou contista.
No I Concurso, 2014, foram inscritos 320 textos de escolas de todo o Estado de Sergipe e 93 trabalhos foram selecionados para o livro; no II Concurso, 2015, se inscreveram 760 textos e, 110 foram selecionados. Nos dois anos aconteceram monumentais e emocionantes lançamentos com os autores autografando os livros para seus amigos, pais e parentes, tudo isso acontecendo durante esplendorosas festas patrocinadas pela “Fraternidade Feminina” de nossa Loja Maçônica Cotinguiba para celebrar e premiar os primeiros, segundos e terceiros lugares das três categorias: Conto, Crônica e Poesia.
Estas grandes festas aconteceram na sede da Loja Maçônica Cotinguiba, onde foi feita a comemoração, confraternização e premiação aos vencedores e entrega dos exemplares a todos os participantes. No projeto ainda existe uma ação fantástica, que é a doação de 1000 exemplares destes livros a uma entidade de caridade para que ela mesma venda e reverta em seu beneficio toda a renda. Já está tudo pronto para o III CONCURSO LITERÁRIO LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA, faça a sua inscrição no site: www.lojamaconicacotinguiba.com.br e seja mais um jovem escritor sergipano selecionado para a III Antologia Literária da Loja Maçônica Cotinguiba.