A Literatura na Indústria

I  T  A  B  A  I  A  N  A

Referência Nacional na Indústria e na Literatura

             Itabaiana: terra abençoada, progressista e diferenciada do resto do mundo, caracterizada por seu povo astucioso, folclórico e empreendedor, em que de um simples palito de fósforo queimado, é capaz de transfomá-lo em um objeto lucrativo. Aliás, ninguém neste mundo velho, sabe tão bem ganhar dinheiro quanto o povo de Itabaiana.

             Itabaiana não é somente a conhecida capital nacional dos caminhoneiros, do ouro, do comércio, do empreendedorismo, da construção civil, do futebol, da castanha, da melhor feira do nordeste, da cultura,  da arte, e da literatura; mas também, do desenvolvimento econômico independente, na grande maioria, por conta própria, pela ousadia, pela força do trabalho e das mirabolantes ideias  desse povo honrado e trabalhador.

            O setor industrial de Itabaiana, composto por 734 empresas registradas junto a JUCESE, representa 24 % na totalidade das indústrias sergipanas, gerando em nosso município cerca de 6.000 empregos direto e outros 12.000 empregos indiretos, além de gerar divisas para os cofres  públicos. 60 % do PIB (Produto Interno Bruto) do município de Itabaiana, provém do setor industrial, que atua nas áreas de: alimentos, móveis, carrocerias de caminhões, alumínio, artefatos de cimento, mármore, cerâmica oleira, calçados, molas, joias, gesso, ladrilhos, esquadrias, óculos, artesanatos, embalagens, especiarias e mineração, fazendo de Itabaiana,  uma referência industrial e de auto suficiência econômica em Sergipe, no Nordeste e no Brasil.

             Em Itabaiana, a cultura da indústria é tão forte e tradicional, que nosso povo é capaz até, de industrializar produtos, cuja matéria prima tenha que ser importada, como é o beneficiamento da castanha de caju, sendo nós, referência nacional dessa deliciosa e famosa especiaria. Como capital nacional dos caminhoneiros, fabricamos até miniaturas de caminhões, bem como eletrizantes trios elétricos. Se somos um povo diferenciado, com tamanha facilidade nos transformamos, e, quem até então mexia com qualquer outra coisa, num instante vira industrial, ou, na menor das hipóteses, doutor e escritor. Aliás, todo e qualquer movimento ou evento  artístico e cultural desenvolvido em Itabaiana, só funciona devido à ativa e efetiva participação de setores do  comércio, da indústria e de serviços. A Bienal do Livro e o sucesso do meu árduo trabalho literário, é  um exemplo disso! Coisa do ser Itabaianense!

             Por conta dessa crescente revolução industrial em Itabaiana, as indústrias e as instituições que congrega este seguimento, juntos, farão de 19 a 21 de Outubro próximo, nas dependências do shopping Peixoto, a maior e mais concorrida exposição industrial de Sergipe, e, porque não dizer do Nordeste. Tanto, que até a indústria gráfica da literatura se fará presente, representada pela Infographics, sendo nós escritores, os produtores industriais a expor nossos produtos (livros, jornais e revistas), no Stand do Conhecimento, mostrando ao mundo, o mais novo produto  industrial de Itabaiana. Este magnífico evento se deve a luta incessante da Associação Comercial de Itabaiana, além dos demais seguimentos do comércio e da indústria, como também das entidades: Rotary, CDL etc. Coisa de Itabaiana. Aliás, Itabaiana é o  único lugar no mundo á apresentar características diferenciadas, ao ponto de fazer da literatura uma referência industrial, e, da indústria, o meio pelo qual podemos desenvolver a arte da literatura,  do saber, do conhecimento e do ler, em prosa e verso. Itabaiana é, sem dúvida, o Centro do Universo.

             Como escritor, expositor e membro da Academia Itabaianense de Letras, desejamos a todos os participantes desse magnífico evento, um feliz e proveitoso ITABAIANA EXPOR INDÚSTRIA!