Importância do conhecimento para todo e qualquer sujeito

     O conhecimento é de suma importância para o desenvolvimento não só do sujeito na condição de indivíduo, mas também de toda a sociedade. Nessa perspectiva, o que é conhecimento? Como o sujeito o adquire? Só é válido o conhecimento científico?    

    Partindo do pressuposto de que é inerente ao sujeito a capacidade de adquirir conhecimento, vale destacar este que se adquire ao longo do tempo e que não tem um fim, pois não termina nunca. Desse modo, todo sujeito está sempre em contato com o conhecimento, adquirindo-o, assimilando-o, de acordo com sua modalidade de aprendizagem, respeitando seus conhecimentos prévios ou culturais.      

    No que se refere ao aspecto científico, uma ideia nova (conhecimento de uma tese) pode ser refutada ou ratificada por outro estudioso da área apresentada, pois é através do conhecimento que o sujeito, seja ele cientista ou pesquisador, defende suas ideias e premissas respaldadas em teses ou dados colhidos na literatura. É importante salientar que só se consegue isso com a prática da leitura; esta, por usa vez, é a mola mestra que permite a qualquer sujeito construir seu próprio conhecimento, adquirindo-o de forma significativa.      

   Cabe aqui expor os tipos de conhecimentos: o empírico ou senso comum, o filosófico, o religioso, o científico e o tácito. Todos esses tipos de conhecimentos são importantes para o desenvolvimento do ser humano (sujeito) e da sociedade. Destacaremos aqui apenas dois deles: o empíricoe o tácito, uma vez que não se pode, especialmente na área da educação e da psicopedagogia, ignorá-los, pois são essenciais para a formação do sujeito e para compreender a forma pela qual os sujeitos os adquire, para fins de redirecionamento e possíveis intervenções que fortaleçam a base de aprendizagem significativa para cada indivíduo.    

  O conhecimento empírico surge a partir da interação do indivíduo (sujeito) com o mundo e sua observação, apoderando-se deste paulatinamente. Nesse caso, o acesso ao conhecimento ocorre de forma espontânea, não existindo um método ou regra. Assim, todo sujeito é capaz de adquirir, explorando todos os seus sentidos e capacidades.      

    Já o conhecimento tácito baseia-se nas experiências vivenciadas por cada sujeito ao longo de sua vida, desde as situações mais simples às mais complexas. Chamamos esse tipo de aquisição do conhecimento de aprendizagem significativa, por meio da qual o sujeito amplia ou reconfigura ideias que já existem em sua estrutura mental, sendo capaz de relacioná-las a novos conteúdos, construindo um novo conhecimento.

    Portanto, é lícito afirmar que a produção de conhecimento não se restringe somente à comunidade científica, acadêmica, e, ainda, que não é possível somente adquiri-lo de forma sistemática, pois, a cada dia, todo sujeito é exposto aos mais diversos tipos de conhecimentos, os quais são adquiridos através das mais variadas situações de aprendizagens, dando-lhe possibilidade de construir seu próprio conhecimento.