O poder da leitura


Exceto as exceções encontradas em Itabaiana, ninguém vai a lugar algum, ou, evolui, moral, social, cultural e economicamente falando, sem o mínimo de conhecimento, pois todo o poder está no saber. Até mesmo o poder divino, emana sobre nós de acordo como soubermos lidar com as coisas sagradas.    

Se saber é poder, podemos afirmar que, felizes, inteligentes e até poderosos, são todos aqueles que tenha algum saber? De certo modo, sim! Todavia, tudo depende das origens desse saber e dos objetivos de cada pessoa!  

Salvo as exceções existentes em Itabaiana, que sabem acima da média mundial, sem saber ler, nem escrever; nada conquistamos sem o poder do saber, que só se concretiza através da leitura, do entender e do interpretar o que se leu. A leitura é fundamental, coisa de salutar grandeza e de primeira necessidade para sabermos de tudo, tanto sobre o passado, quanto com relação ao presente e o futuro. Tudo depende de como entendemos e interpretamos cada informação, tida como fonte de conhecimento e obtida por meio da leitura, encontrada em livros, jornais e revistas, etc. Mas, tomem cuidado. Porque o que tem de livros, jornais e revistas neste mundo, com informações desinformadas ou mentirosas, tão quanto promessas eleitorais.  

Desde a antiguidade todo conhecimento vem sendo passado de geração a geração através da leitura. A princípio, escrito e publicado em pedras, tábuas e guardado em papéis enrolados (os Papiros), até chegar aos livros propriamente dito, o que continua até hoje, além do escrito em jornais, revistas e documentos diversos.

Ao longo da história, tudo o que a humanidade aprendeu, e continua a aprender, salvo as exceções iluminadas existentes em Itabaiana, que já nasceram sabendo, foi através da literatura, escrita por quem sabia mais e disposto a dividir sua sabedoria e conhecimento com quem nada sabia. Pois até os cegos, mudos e quem não sabia ler, pôde aprender ouvindo. É aí que entra em ação, do litoral ao sertão e pra toda população, a importância da leitura como forma e fonte de saber, bem como por meio dela, galgar, de certo modo, cultura e poder. O poder do saber.  

Quem sabe pode, e todo saber é meio de poder. Não me refiro ao poder político, econômico, ou qualquer outro poder emanado sem saber. Mas sim ao poder da sabedoria, de poder ensinar e aprender, pois de nada vale um saber, se outros não possam aprender, inclusive os que já sabem, para melhor ensinar a quem não sabe. Para tanto, é necessário que tenhamos simplicidade e solidariedade no saber.  

Concluindo, afirmo. Exceto as exceções, tudo neste mundo velho depende do que está escrito, principalmente nossas vidas e o futuro das gerações seguintes, bem como do universo como um todo. Portanto, meus caros amigos e diletos leitores, entendam que para vocês alcançar o desejado sucesso que tanto almejam, procurem ler e principalmente conhecer, interpretar e passar seus conhecimentos  a tantos quantos queiram aprender, pois não há poder neste mundo que não tenha sido conquistado através do saber e por meio da leitura, tanto através dos livros impressos quanto nos virtuais. Eu e tantos outros escritores por este mundo de Deus somos exemplos disso.