Ano novo, novas perspectivas lítero-culturais em Itabaiana

O ano de 2017 foi excepcional para o município de Itabaiana, tanto no setor comercial,  quanto principalmente no aspecto da cultura literária. No comércio, uma verdadeira avalanche tomou conta do setor nas suas mais variadas atividades, fazendo do agreste sergipano, uma referência nacional no campo do empreendedorismo, com a implantação do Shopping, de novas e modernas casas comerciais no centro da cidade e com a ampliação do mercado imobiliário, responsável direto pelo crescimento organizado da cidade nos últimos dez anos. De fato e de direito, Itabaiana tem sido referência em tudo de bom, para o bem do povo e  desgosto dos invejosos. Que aliás, não param de querer nos atrapalhar.    

No campo da literatura, tivemos um permanente crescimento com a publicação de novos livros de escritores Itabaianenses, culminando com essa avalanche cultural, na realização da nossa IV BIENAL DO LIVRO, o que acabou acontecendo nas dependências do recém-inaugurado Shopping Peixoto, como parte dessa vitoriosa parceria, Comércio e Literatura. Sucesso absoluto, a IV BIENAL DO LIVRO DE ITABAIANA recebeu 45.000 pessoas, milhares de livros vendidos e uma verdadeira interação sócio-cultural durante os três dias de espetáculo literário, quando lancei dois livros: a biografia de Fefi, e mais uma comédia nordestina, Coronel Fudenço, ambos, os mais vendidos durante o evento. Ainda nessa avalanche cultural, o cineasta Antônio Sousa do Tocantins, esteve na cidade produzindo um documentário sobre nossa literatura, em que foram ouvidos, Eu, Fefi e José de Almeida Bispo. O jornalista Dida Araújo produziu comigo e com um dos meus biografados, Fefi, uma reportagem pra TV.          

Para 2018, as perspectivas literárias em Itabaiana são promissoras.A Academia Itabaianense de Letras colocará em prática seus projetos lítero-acadêmicos. Outros escritores locais publicarão novos livros, a exemplo de mim mesmo, que lançarei em breve, a tão esperada biografia do Comendador Serapião Antônio de Gois, e até o final do ano, um livro histórico, uma enciclopédia Itabaianense, que por enquanto, seu conteúdo será mantido em sigilo, por motivos óbvios, claro. Afinal, o segredo é a alma do negócio.           

Mesmo sem contar com qualquer patrocínio público, continuaremos lutando por uma Itabaiana cada vez maior e melhor, no campo da cultura literária, e para isso, como não fazemos parte de esquemas politiqueiros, esperemos continuar obtendo o carinho, o respeito e a confiança do nosso valoroso comércio, para os futuros projetos litero-culturais que nos propuser. Para finalizar esse artigo, uma exclusiva informação. Provavelmente ainda este ano, o enredo de um dos meus livros, poderá sair das páginas e parar nas telas do cinema. Pelo menos já o escolheram. Se isso vier a acontecer, independente de qual seja a participação do comércio de Itabaiana como parceiros, antecipadamente agradeço-os de coração, por sua importância nessa crescente evolução cultural em nosso município.  Boa leitura, e juntos, nos encontraremos através da nossa literatura.