A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização

É através do movimento que a criança expressa seus pensamentos, emoções e sentimentos, bem como é por meio do gesto que ela explora e conhece o mundo onde vive. É importante salientar que, a palavra movimento não deve ser entendida como um simples deslocamento do corpo, mas sim como um momento de interação e relação com o mundo. É nas brincadeiras e no brincar que acontece esse movimento, no qual o sujeito passa a conhecer seu corpo e o do colega. A partir de cada movimento realizado pela criança, um aprendizado significativo é construído e dará suporte à construção no processo de alfabetização. Com isso, não há como pensar em aprendizagem se esta não estiver ligada ao movimento.

Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade, “a psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto”. Com isso, é lícito afirmar que o processo de alfabetização e a psicomotricidade se auxiliam entre si, pois, durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da educação psicomotora são utilizados com frequência, a saber: desenvolvimento do esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e pré-escrita, que são fundamentais na alfabetização. O que para a criança pode ser um simples brincar, para a psicomotricidade, os movimentos usados nas brincadeiras servirão de base para a criança, por exemplo, aprender a segurar o lápis, definir sua lateralidade, diferenciar as letras, folhear o caderno.

Com as atividades da psicomotricidade realizadas em sala de aula, a criança passa a ter conhecimento do seu próprio corpo, dando-lhe condições de se situar no espaço, controlar o tempo, desenvolver a coordenação que auxiliará no processo de apropriação da leitura e escrita. É importante ressaltar que a criança que teve o desenvolvimento psicomotor mal constituído poderá apresentar problemas na escrita, leitura, na distinção das letras, na direção gráfica e, inclusive, no pensamento abstrato.

Portanto, não restam dúvidas de que a psicomotricidade ocupa papel fundamental no desenvolvimento do processo de aprendizagem. Ademais, ao utilizar atividades psicomotoras na alfabetização, a escola contribui de forma significativa para o sucesso do seu aluno nas séries iniciais, pois passa a perceber e a entender a criança na sua totalidade. Alfabetizar as crianças com a contribuição da psicomotricidade é contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem se desenvolva com mais eficiência e eficácia.