Faça a falha parecer fácil corrigir

Preocupe-se em fazer a falha parecer fácil de corrigir, não destrua a possibilidade do acerto.

Você já pensou nisso? Você já imaginou que uma simples palavra de desaprovação pode ter matado uma ideia, encerrado uma carreira, enterrado um sonho, frustrado um futuro...? Conta-se que Thomas Edson, o maior inventor do mundo, passou apenas três meses na escola. Por ser uma criança hiperativa, foi, de certa forma, devolvida aos seus pais com uma carta a qual ele, sem saber do que se tratava, entregou a sua mãe. Ao ler aquela carta, sua mãe, com lágrimas nos olhos, disse:

-Meu filho, você não vai mais poder voltar à escola, seu professor diz aqui que você é muito inteligente, muito mais inteligente do que todos os outros alunos, portanto, não há como eles aceitarem mais você lá. A sua presença vai constranger os outros... Mas, como você sabe, eu sou professora, então eu mesma vou educar você. Vamos estudar juntos. Acredite! Vou me esforçar muito para tentar acompanhar você, viu?

Anos mais tarde, sua mãe faleceu e ele, ao arrumar a casa e os documentos da mãe querida, encontra, numa gavetinha, a carta que trouxera há alguns anos passados da escola e, ao lê-la, constatou que aquela história de que era o mais inteligente de todos fora inventada por sua mãe. Na verdade, o que dizia a carta era exatamente o contrário:

-Minha senhora, seu filho não está acompanhando com atenção as aulas. A cada dia se distancia do resto da turma, é muito dispersivo e nós não temos como fazer para integrá-lo ao processo... Aconselhamos que a senhora mesma o eduque e não o envie mais para a nossa escola.

Pense comigo, com toda honestidade, como você agiria numa situação destas? Será que você seria capaz de, conscientemente, sem jogar a culpa na “zelite”, no sistema, na escola, no professor ou no Papa, fazer o que fez aquela mãe? Você saberia validar este momento, inverter a situação e construir, a partir daí, um novo caminho?

Se sim, parabéns. Se não, pense. Pense no que poderá acontecer.

Aquela mãe fez o certo e construiu o maior inventor que o mundo já conheceu. Foram mais de 1000 patentes registradas durante a sua vida.

Lembre-se: o medo de errar inibe a possibilidade de experimentar, e as grandes conquistas e as grandes invenções são resultantes de muitos experimentos, muitas tentativas, muitos erros e, também, de alguns acertos. É arriscando, falhando,  errando e acertando, que se cria o novo ou se inova o velho. É validando que se constrói e é criticando que se destrói a possibilidade.

PENSE NISSO!