IV Bienal do livro de Itabaiana


Quando afirmamos que Itabaiana-SE, é um lugar totalmente diferenciado, no bom sentido, de qualquer outro lugar do mundo, não estamos exagerando e muito menos sendo bairristas com as coisas da nossa terra. Se trata mesmo de retratar e reconhecer a realidade que somos e o que representamos, tanto em Sergipe, quanto no Nordeste, no Brasil e por este mundo a fora.

O nome de Itabaiana se faz presente em todos os setores da sociedade brasileira e além fronteiras. Das dez maiores redes de supermercados do Brasil, duas foram criadas por itabaianenses. Daí por diante, Itabaiana tem se destacado no futebol, nas universidades, no empreendedorismo, na cultura, nas artes em geral e principalmente na literatura, sendo neste setor, um vetor, uma referência estadual e considerada berço da cultura sergipana.

É nessa avalanche de valores, que Itabaiana realizará em sua quarta edição, a BIENAL DO LIVRO, evento este que nem a capital do estado se propõe a fazer. Fazemos nós, devido nossa ousadia e a determinação das parcerias, para custear algo de tamanha dimensão. Coisa de Itabaianenses.

Por este nordeste à dentro, pelo menos é que as pessoas me perguntam. Como Itabaiana realiza um evento tão grandioso, se muitas outras cidades maiores não conseguem. Como resposta, sempre digo. “Itabaiana é show, terra de gente trabalhadeira, inteligentes e empreendedoras. Terra de gente que pensa, que luta, que produz e que não se curvam diante de qualquer poder, senão o poder de Deus. Itabaiana é acima de tudo, um lugar abençoado e diferenciado, em todos os sentidos, de qualquer outro lugar do mundo.

Na verdade, é esse diferenciamento que tornou Itabaiana, nos últimos tempos, um centro de convergência cultural e como principal referência desse crescente desenvolvimento, a nossa literatura. Pois é de Itabaiana, além dos tantos movimentos do gênero; a origem, a prática é a conclusão, de se produzir enredos literários semelhantes às produções cinematográficas, tendo como atores fotográficos filhos da terra, inclusive, deixando determinados cineastas de cabelo em pé. Por essas e outras, que Itabaiana viverá em outubro próximo, nos dias 20, 21 e 22, no Shopping Peixoto, a sua IV BIENAL DO LIVRO, e lá estaremos representando a cultura nordestina, fazendo história, inovando e lançando mais uma biografia e mais outra grande produção literária, graças a coragem, a capacidade de trabalho, o desprendimento e o empreendedorismo do povo de Itabaiana. Por isso que todos os caminhos levará vocês a Itabaiana, para viajar e conhecer através da BIENAL DO LIVRO, o berço da cultura e a capital da literatura sergipana. Venham viajar com a gente. Itabaiana os aguarda.