ITABAIANA GRANDE: Comércio e Literatura, Parceria Que Engrandece a Nossa Cultura

Durante a realização das três primeiras edições da bienal do livro de Itabaiana, este municipio passou a ser mais conhecido do que já era, seus escritores passaram a escrever cada vez mais e melhor, embora que alguns continuem se achando e se comportando como se tivesse um rei na barriga. No mais, os meios de comunicação fazendo seu papel de divulgação, como: FM ITABAIANA, CAPITAL DO AGRESTE AM, ANOVA REVISTA, ITNET, FM PRINCESA, PRINCESA DA SERRA AM, e demais setores da imprensa sergipana e até nacional, como SITES, BLOGS, GRUPOS DE WHATSAPP, FACEBOOK e outros meios nas redes sociais. Também, com a participação da Academia Itabaianense de Letras , as demais academias de Letras do estado e a Gráfica InfoGraphics, que juntamente com a saudosa Revista Perfil, deram início a este grande evento sócio-cultural.

III Bienal do livro de Itabaiana

III Bienal do livro de Itabaiana

Com o sucesso da bienal de Itabaiana, única no Estado de Sergipe, certas figuras passaram a alardear que a mesma seria extinta e que, se voltasse a acontecer, não mais em Itabaiana, mas sim em Aracaju. Ora, se a bienal é de Itabaiana, porque fazê-la em Aracaju? Só mesmo na cabeça de camarão uma ideia dessas.

Ficamos calados, apresentamos algumas idéias e, ao ser eleito como Secretário Geral do Conselho Municipal de Cultura em Itabaiana, o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo do municipio, Carlos Eloy, nos comunicou e confirmou a realização da 4° Bienal do Livro de Itabaiana, que será realizada no SHOPPING PEIXOTO, com escritores de todo Brasil, Teatro, Palestras, Cinema e inúmeras outras atrações do campo da literatura e da cultura nordestina.

Isso é uma prova inequívoca de que essa parceria entre os promotores da cultura itabaianense e o comércio local continua cada vez mais forte, pujante e inabalável. Apesar de uns medíocres, desqualificados e insignificantes tentarem nos macular de forma pejorativa e preconceituosa, continuamos sendo o berço natural do empreendedorismo e da cultura, capital sergipana do futebol, capital nacional dos Caminhoneiros e dos Motoqueiros, capital do ouro, do mais dinâmico comércio do estado e da maior e melhor feira livre do nordeste. Isso é ITABAIANA GRANDE fazendo história e através da literatura, mostrando seu valor além fronteiras, porquanto como escritor, biógrafo, cordelista e membro da Academia Itabaianense de Letras, tenho procurado representá-la por este nordeste a dentro e, de modo especial, muito bem recepcionado onde chegamos.

Portanto, se preparem para a 4° Bienal do Livro de Itabaiana, que ocorrerá no SHOPPING PEIXOTO, de 09 a 12 de novembro próximo, e lá estarei lançando mais dois livros, a biografia do COMENDADOR SERAPIÃO ANTÔNIO DE GOIS, e a comédia nordestina, CORONEL FUDENCIO. Enquanto isso, vamos trabalhar juntos e mostrar que essa nossa parceria: comércio e literatura é forte, tão quanto quisermos que seja a nossa cultura.