Girl Power

A mulher nunca esteve tão empoderada. Estamos vivendo um tempo de mudança de valores, pensamentos, quebra de tabus, queda de velhos hábitos e o surgimento de uma nova cultura. Uma nova forma de pensar. E a mulher está no centro de toda essa renovação, demonstrando toda sua força, talento e criatividade que vem sendo reprimidas há séculos. Na música isso está evidente. Além do surgimento de novos talentos que trazem um ar de novidade e originalidade como Tulipa Ruiz, karol Conka, Florence And The Machine, Sia; temos também grandes artistas que se renovam a cada trabalho e continuam nos presenteando com seu talento. Um ótimo exemplo é o de Elza Soares em seu ultimo álbum (A mulher do Fim do Mundo) onde ela, com sua interpretação única, canta sobre a força da mulher negra. A seguir três lançamentos que mostram o poder da mulher na música.

Tropix - Céu

Em seu quarto álbum, a cantora que tem uma das vozes mais diferenciadas da nova MPB, faz experimentações com pop eletrônico e se saí muito bem, ao exemplo de “Arrastar-te ei” e “Amor pixelado”. Céu demosntra nesse trabalho a sua capacidade de se reinventar. Contrastando com seus outros três álbuns (Céu, Vagarosa e Caravana Sereia Bloom), Neste, além dos efeitos eletrônicos, há a presença marcante da bateria e do baixo. Além disso, cada música apresenta vários detalhes que te surpreendem a cada audição.

Lemonade – Beyoncé

O sexto Álbum da cantora, lançado de surpresa, com um especial Na TV americana, surpreendeu por vários outros motivos. As suas 12 músicas dizem muito mais coisas além do tema traição. Elas ao mesmo tempo são muito intimas e retratam sentimentos universais. A Visão da mulher negra está em evidência. Em canções como Hold up, Sorry, Daddy Lessons, Freedon e Formation ela fala de violência policial contra os negros, Faz tributos a Martin Luther King e Malcolm X, se volta a suas origens e compartilha seus conflitos pessoais com todas as mulheres que se sentem da mesma forma, principalmente aquelas que sofrem com a descriminação racial, dando a elas, ao mesmo tempo, a sensação de empoderamento. Sem dúvidas esse é o álbum mais maduro da carreira da Diva pop.

“Mahmundi”- Mahmundi

Mais uma grande revelação do pop nacional. A Carioca Marcela Vale está lançando seu primeiro álbum, com pseudônimo de Mahmundi, e já na estreia apresenta uma obra simples, envolvente e marcante. O som do álbum tem varias influencias de clássicos pop dos anos 70 e 80 e lembra muito o excelente álbum “Vista pro mar” de Silva, por ter o mesmo clima ensolarado e alegre, mas as comparações param por aí. A cantora demonstra muita personalidade ao longo das 10 músicas. Destaque para “Eterno verão”, um hit em potencial, com um refrão chiclete e uma ótima combinação do piano com um solo de guitarra. Com certeza esse álbum vai ficar na sua cabeça por muito tempo.