O comércio de Itabaiana

O que seria de tantos, sem seus empreendedores


Para quem não sabe e também para os que insiste em dizer que o comércio se resume a vendas, já afirmei no livro A EVOLUÇÃO COMERCIAL DE ITABAIANA e volto a afirmar, que o comércio e especialmente o de Itabaiana, se caracteriza e se classifica por três atividades distintas. O setor produtivo (indústria e produção rural), serviços (profissionais liberais e outros), é claro, o tradicional atacado e varejo, que engloba estes e os demais setores da nossa economia.


Em Itabaiana, apesar de ao longo da história, alguns desqualificados tentar nos denegrir, tudo depende do comércio. É o comércio quem mais emprega, quem mais gera divisas e quem mais paga impostos. É através do comércio de Itabaiana que se sustenta inúmeras instituições filantrópicas, que se busca ajuda para o esporte e para tantas quantas forem necessárias campanhas de solidariedade.


Se somos berço do empreendedorismo e se tivemos entre os tantos, os Paes Mendonça como pioneiros no setor comercial em meados do século passado, o comércio de Itabaiana seguiu seu curso, revelou novos, astutos e folclóricos comerciantes; novos empreendimentos surgiram e, com a evolução das coisas, já é modernidade, exigiu novos direcionamentos. Como nascemos para fazer sucesso, o comércio de Itabaiana não ver dificuldades como crise, pois a capacidade de trabalho desses empreendedores supera qualquer obstáculo, encara crise com investimentos diversos e tem mostrado ao mundo como ser bons comerciantes.


Aliás, é o comércio de Itabaiana quem sustenta a evolução cultural da atualidade. Se estou escrevendo essa página na ANOVA REVISTA, se deve ao comércio e, de modo especial ao de Itabaiana; que patrocina a publicação de cada edição e no meu caso especificamente, como escritor, devo, o sucesso do meu trabalho literário ao comércio de Itabaiana, notadamente aquelas empresas que tem adotado minhas publicações como forma de incentivo ao conhecimento, resgate da história e desenvolvimento cultural de um povo. Por isso que, O QUE SERIA DE TANTOS, SE NÃO FOSSE ESSES INTRÉPIDOS EMPREENDEDORES QUE FAZEM O COMÉRCIO DE ITABAIANA GRANDE. Associado a este inestimável trabalho sócio e cultural prestado pelo comércio de Itabaiana, atua as instituições, CDL e ACEI, prestando os mais relevantes serviços de apoio aos atuais e aos novos empreendedores que surgem no valoroso, crescente e futurista comércio Itabaianense.