Como aproveitar as férias sem telas? Vamos descobrir juntos!

          Sabemos como as nossas crian?as est?o fascinadas com o mundo das telas, por?m sabemos tamb?m o preju?zo que seu o uso excessivo causa no desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social/interacional do indiv?duo. O que fazer para que, nas f?rias, as crian?as brinquem e passem mais tempo longe das telas?

          As f?rias s?o um per?odo de fundamental import?ncia para as crian?as, porque, al?m de proporcionar descanso, ? o tempo de que precisam para que possam absorver o que aprenderam e de propiciar momentos de intera??o fora do contexto escolar, com a fam?lia e outros contextos, o que ? salutar para o desenvolvimento do sujeito.

          ? importante destacar que, no caso das crian?as com idade abaixo de 2 anos, o ideal ? n?o utilizar telas. Segundo a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, L?gia Pertence, essa recomenda??o ? da Sociedade Brasileira de Pediatria e se deve ao fato de os eletr?nicos provocarem, nessa idade, diversos preju?zos na aquisi??o de habilidades motoras e cognitivas.

          E como deixar os pequenos longe das telas? Brincando com eles, pois, al?m de instalar mem?rias afetivas, devido ao contato, ao carinho, ? aten??o refor?ada no momento adequado, fortalece o v?nculo familiar. Portanto, brincar ? coisa s?ria e deve ser experenciada sempre. Alguns estudiosos falam sobre a import?ncia do brincar dentre eles: Winnocott (pediatra/psicanalista) e Vygostky (psic?logo). Na perspectiva de Winnicott, o brincar possibilita ? crian?a quebrar barreiras da realidade, viver uma experi?ncia; ? uma forma de "viver", "transitando" entre o subjetivo e o objetivo. Para Vygotsky (1991), o brincar ? essencial para o desenvolvimento cognitivo da crian?a, pois os processos de simboliza??o e de representa??o a levam ao pensamento abstrato.

          Diante disso, ? l?cito afirmar que o brincar tem uma import?ncia ?mpar no processo de desenvolvimento do sujeito. Abaixo ser?o elencadas algumas dicas de atividades l?dicas que a fam?lia pode realizar com as crian?as nesse per?odo de recesso dos pequenos, sem, ? claro, o uso das telinhas!

  1. Antes de qualquer atividade, planejar bem f?rias; organizar uma programa??o din?mica e cheia de momentos diferenciados.
  2. Fazer passeios e atividades ao ar livre, como em s?tios, ch?caras, fazendas, que despertam, nas crian?as, a curiosidade sobre o mundo que as rodeia.
  3. Organizar eventos (piquenique, praia, parque, piscina) com os amigos, proporcionando um momento de socializa??o fora da escola.
  4. Realizar ?momento cozinheiro?, no qual a crian?a, junto com o adulto, prepara uma sobremesa, uma comida para comerem juntos depois. Essa atividade propicia o desenvolvimento da autonomia da crian?a, ajuda-a a entender que tudo ? um processo e a espera ? natural.
  5. Reservar um momento para conta??o de hist?rias com participa??o dos familiares, favorecendo um momento de intera??o e est?mulo ao h?bito da leitura.
  6. Realizar gincana de cores e texturas. Essa atividade pode ser realizada com toda a fam?lia e visa estimular o sensorial da crian?a.
  7. Pintar quadros, atividade que estimula a criatividade e desenvolve a coordena??o motora fina, al?m de ser um momento de express?o de suas necessidades, anseios, gostos, imagina??o e autoria.
  8. Promover um acampamento e cabaninha que pode ser feita em casa mesmo. Todos os familiares podem participar da constru??o; convidar primos ou colegas para ficar mais divertido. Essa atividade estimula a criatividade, imagina??o e autonomia.
  9. Viabilizar um passeio surpresa. O adulto leva a crian?a para um passeio, de modo que ela nem imagine o que seja. ? importante saber o que a crian?a mais gosta para esse momento ser de realiza??o para ela.
  10. Viajar com a fam?lia para um ambiente que tenha atividades pensadas para as crian?as.

          E, ent?o, o que voc? vai preparar para a(s) sua(s) crian?a(s)? Conto com a criatividade e disposi??o de voc?s e fa?o um apelo: n?o deixem os pequenos grudados nas telas o dia inteiro!