Alunos com NEE - Você sabe o que significa essa sigla?

 

            Atualmente, a inclusão de alunos com NEE está legislada com a premissa de que a educação é um direito de todas as crianças e que, por isso, todas devem ter as mesmas oportunidades independente de ser uma criança típica ou atípica.

            Vamos então esclarecer o que é NEE?

A sigla NEE é o conjunto de letras iniciais de Necessidades Educativas Especiais e está associado a pessoas com problemas de diversas ordens, quer sejam sensoriais, físicos, intelectuais, emocionais  e com dificuldades de aprendizagem que derivam de fatores orgânicos ou ambientais.

            É importante destacar que existem dois tipos de Necessidades Educativas Especiais, a saber NEE Permanentes e NEE Temporárias. No primeiro caso, exige-se a adaptação generalizada do currículo escolar, de acordo com a especificidade de cada aluno durante grande parte ou todo seu percurso escolar. Já no segundo, exige-se modificação parcial, cujas adaptações no currículo são feitas apenas por um determinado momento do desenvolvimento do aluno, respeitando suas características individuais e suas NEE.

            A escola, agindo dessa forma, cumpre a lei sobre a inclusão, pois segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil deve incluir todos os estudantes de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado. Os estudantes com necessidades especiais devem ser matriculados preferencialmente em classes comuns. Para isso, o Brasil deve garantir todo o sistema educacional inclusivo, salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. (Fonte: https//agenciabrasil.ebc.com.br)

            Com essa nova realidade, as escolas vêm se preparando para atender as necessidades educacionais especiais de seus alunos contratando profissionais como, por exemplo, o psicopedagogo para auxiliar a equipe diretiva, docentes e toda a comunidade escolar nesse processo de inclusão que, como mencionado, é um direito legislado e, por isso, deve ser cumprido por todas as instituições de ensino com muito respeito, carinho e amor.

            Porém, muitos professores encontram-se perdidos sem saber como elaborar e adaptar o currículo desse aluno com NEE e o que devem fazer, o que causa angústia nesses profissionais. Se você se enquadra nessa situação e tem em sua classe um aluno com NEE é importante que você, professor, leia os relatórios desse aluno, busque informações sobre o diagnóstico e entre em contato com os profissionais da equipe multidsiciplinar que acompanha esse indivíduo. Por esse caminho, você terá conhecimento sobre quais habilidades ele já possui e quais as que devem ser estimuladas. Feito isso, o segundo passo será procurara a psicopedagoga institucional de sua escola com a qual precisa discutir o caso e juntos devem definir como será a adaptação adequada do currículo desse aluno com as devidas adaptações de atividades e provas. Agindo dessa forma, a escola cumpre seu papel, propiciando uma educação com igualdade de oportunidades para todos os seus alunos.

Vamos juntos criar igualdade de oportunidades para os alunos com NEE?