The Baggios acrescenta tempero africano a mistura brasileira de tupã-rá

Foto: Marcelinho Hora / Divulgação

Foto: Marcelinho Hora / Divulgação

        ‘Tupã-Rá’ é o quinto e mais novo álbum de estúdio do The Baggios. É também a obra que encerra a trilogia iniciada com ‘Brutown’ (2016) e seguida de ‘Vulcão’ (2018). Ao longo de 12 faixas, o trio sergipano formado por Júlio Andrade, Gabriel Perninha e Rafael Ramos traz de volta o blues-rock com tempero brasileiro, que já é sua marca registrada, com a adição de novos elementos que constroem uma ponte entre Brasil e África.

        O álbum tem uma sonoridade que amplia o espectro sonoro da banda. Com elementos do samba, do baião, do xote, do jazz, do Soul e de ritmos tradicionais de países africanos. Essa mistura faz com que o som de Tupã-Rá seja mais solar, com uma marca latino-americana mais forte e mais variado em relação aos álbuns anteriores. A produção musical é de Júlio Andrade.

        As temáticas trazem o olhar aguçado sobre as questões sociais brasileiras, acompanhado das vivências do interior do nordeste. O impacto da pandemia está bastante visível na obra. Tanto nas letras que tratam de situações e sentimentos experimentados desde março de 2020, quanto no tom das críticas sociais que ainda são contundentes e realistas, mas que carregam aqui um tom de resistência e esperança.

        O álbum abre com “A Chegança”, faixa que faz referência ao festejo tradicional da cidade de São Cristóvão (SE). “Avia Menino!” traz um belíssimo coro feminino que dá a faixa uma clima de canto popular. “Barra Pesada” é um rock mais pesado que aborda a convulsão social do Brasil nos últimos anos. Conta com a participação de Chico César e Cátia de França.

        “Espelho Negro” traz uma excelente mistura com o samba e uma presença marcante dos metais para abordar as injustiças da desigualdade social e racial. “Clareia Trevas” soa como um mantra e ao mesmo tempo um pedido de socorro. “Baggios Encontra Siba” já indica no nome o encontro fértil entre a banda e o pernambucano Siba Veloso.

        “Deixa Raiar” traz um ritmo empolgante e um suingue poderoso, novamente destacando os metais. “Senhor dos Passos”, “chuva” e “Digaê!” mantém bem a potência rítmica da obra. “Sun Rá” encerra sintetizando todo o universo sonoro do álbum.

        ‘Tupã-Rá’ expande os horizontes artísticos do The Baggios em um álbum maduro, coeso e rico em ritmos e sons. Com conexões bem construídas entre elementos brasileiros e africanos, a banda conseguiu gerar um som com uma autenticidade marcante e que unida à crítica social afiada resgatam a essência de um rock antenado provocativo e relevante.

Foto: Marcelinho Hora / Divulgação

Foto: Marcelinho Hora / Divulgação