João, Ione e a Indústria Nova Aurora - Uma história de empreendedorismo e contribuição cultural

        João Bispo de Gois, o João da Fábrica, ou, João de Aurora, como também é conhecido, nasceu no Povoado Vale Grande em Itabaiana, no ano de 1939. Era filho de Basiliano Antônio de Gois e de D. Aurora Rosa de Gois. Casou com Ione Maria de Gois, filha do Comendador Serapião Antônio de Gois e de D. Florência Gois. Do casamento teve dois filhos, Climene e Herbert, que também casaram e deram quatro netos ao casal João e Ione, cuja história foi pesquisada, escrita e publicada por mim.

        De Serapião, pai de Ione e tio de João, herdaram a honestidade, a capacidade de trabalho e o gosto pela cultura literária, presente na família desde a boa leitura a escritos poéticos, já publicados na biografia do próprio Serapião Antônio de Gois.

        Unidos pelo amor e pela força do trabalho, João e Ione fundaram em 1962, a Indústria Nova Aurora, no ramo de Artefatos de Cimento. Tocada por eles e com o auxílio dos filhos, a Nova Aurora tem prestado uma grande contribuição a evolução comercial e industrial de Itabaiana, oferecendo aos seus clientes os melhores produtos do mercado, pelos menores preços e melhores formas de pagamento, onde o consumidor está sempre em primeiro lugar, satisfazendo a essa infinidade de consumidores há sessenta anos.

        João e Ione são pioneiros neste setor e, durante a trajetória da Indústria Nova Aurora, demonstraram perseverança, força de vontade, capacidade administrativa, solidariedade e interação social, sendo considerados  como um dos casais mais bem quistos de Itabaiana e, a Indústria, como a mais sólida e a mais bem avaliada do setor no Nordeste.

        Associado a essa atividade empreendedora, João e Ione também têm desenvolvido um formidável trabalho no campo cultural, contribuindo decisivamente para o crescente desenvolvimento cultural que ora se verifica em todos os setores da sociedade. Além do próprio João ser uma pessoa caracterizada pelo humor da arte, da comédia e da cultura local, juntamente com sua esposa Ione e, em nome da Indústria Nova Aurora, é notável sua contribuição no setor, onde participam ativamente de lançamentos de livros, bienais e de inúmeras outras atividades culturais em Itabaiana e em outras localidades onde eles se façam presente.

        Por suas iniciativas e custos, dois livros foram publicados em Itabaiana, a biografia de Serapião Antônio de Gois e a sua própria, obras que ficarão para posteridade. Inúmeros outros livros tiveram sua contribuição no ato da publicação, assim como, centenas de livros sobre Itabaiana tem sido adquiridos por eles com o objetivo tanto de presentear itabaianenses e amigos diversos residentes em outros estados e países, quanto para divulgar as belezas, a história e a cultura do povo de sua terra.

        Neste sentido, podemos observar e afirmar que, João e Ione, em nome da renomada Indústria Nova Aurora, tem um papel fundamental para a sociedade, tanto no campo do empreendedorismo, gerando divisas, empregos, renda e produtos da mais relevante qualidade, quanto no campo cultural, ao qual estão inseridos de corpo e alma, contribuindo decisivamente para o conhecimento e o desenvolvimento moral, social, econômico e cultural do povo de Itabaiana, de Sergipe, do Brasil e do Mundo.