Pequenos grandes talentos: os caminhos de uma criança pela escrita literária

      Quando uma criança nasce, nascem com ela inúmeras possibilidades e, também, grandes potencialidades. Assim foi com a primogênita do casal Jéssica (pedagoga) e Johny (professor de Matemática), a pequena Maria Tayná Santos Cunha.     

      Vamos conhecer um pouco sobre a linda história dessa itabaianense nata e garotinha linda e encantadora?

     Maria Tayná, 08 anos, ingressou na escola com um ano e 11 meses de idade, e a pequena surpreendia toda família com a facilidade que tinha no que se refere ao processo de aprendizagem, pois ela aprendia tudo que era ensinado e sempre mostrava-se disposta a aprender/conhecer, segundo relatos de seus pais.  Aos 05 anos, ela adentrou no mundo fascinante da leitura, aprendeu a ler, e os pais foram percebendo o prazer que Tayná sentia no ato de ler.     

      A mãe começou a presentear a filha com livros e, a cada dia, ratificava-se o fascínio que Tayná tinha ao receber mais livros, “era como se ela estivesse ganhando um brinquedo”. Era a mesma alegria e satisfação. Vendo esse comportamento de intimidade de Tayná com os livros e com a leitura, a pedagoga e mãe de Tayná, que acompanha o Instagram do escritor Almeida Júnior, teve acesso a um sorteio, promovido pelo escritor, no qual solicitava que as crianças gravassem vídeos, fazendo um comentário sobre a leitura e compreensão de uma literatura. A mãe fez a proposta à pequena Tayná que aceitou imediatamente. Gravaram, então, o vídeo e enviaram-no para o escritor que, logo, entrou em contato com a mamãe de Tayná encantado com a forma como a pequena se expressava. O escritor propôs aos pais criar um perfil da Tayná no Instagram, com o propósito de  gravar e divulgar vídeos a fim de incentivar as crianças a lerem mais. No Instagram dessa garotinha são postados vídeos com a frase: “Vamos mergulhar na leitura?” Sim, é isso mesmo: mergulhar na leitura, porque é assim que a pequena se sente ao iniciar a leitura de um livro. Ela mergulha no mundo fascinante e encantador que só a leitura propicia.

Johny, Jéssica, Edisângela, John Vitor e Maria Tayná no Programa Anova Revista em Debate dia 08-07-2021.

Johny, Jéssica, Edisângela, John Vitor e Maria Tayná no Programa Anova Revista em Debate dia 08-07-2021.

     A experiência com a produção do vídeo foi o início de mais uma aventura fascinante para Tayná. Essa pequena e talentosa criança recebeu das mãos do escritor Almeida Júnior todas as suas literaturas! Imagine agora a emoção vivida por ela ao ver tantos livros de uma só vez! Foi muita, muita emoção!!! O escritor não resistiu a tanta alegria da pequena Tayná e propôs mais uma novidade: conhecer a gráfica onde os “livros nasciam”. Na gráfica, outra proposta: a gerente sugeriu que ela escrevesse o próprio livro!!! Maria Tayná não hesitou e foi assim que nasceu a nossa pequena/grande escritora, com a publicação de seu primeiro livro intitulado “O mundo mágico dos sonhos”, com ilustrações do itabainense Adilson Lima e com o apoio e carinho de seus pais e especialmente do escritor sergipano Almeida Júnior.     

      E aí? Você não quer mergulhar nesse mundo fascinante da leitura com a nossa pequena Maria Tayná? Então, vai lá! Comece agora mesmo esse mergulho na leitura de “O mundo mágico dos sonhos”, adquirindo esse livro lindo via Instagram @mariatayna2 e ajude nossa pequena escritora a continuar trilhando o mundo encantado da leitura e da escrita literária.