Você sabe o que é terapia ocupacional e para que serve?

      Muitos ouvem falar da terapia ocupacional, mas alguns desconhecem o que realmente é e para que serve. Foi pensando nisso que entrevistei as terapeutas ocupacionais: Jéssica Ribeiro Santos (CREFITO: 18074 -T.O.)  e Laís Fernanda Silveira Santos Ramos (CREFITO: 17655 – T.O.) com o intuito de esclarecer para você, amigo(a) leitor(a), a importância desse profissional para o desenvolvimento integral da criança.

1- O que é terapia ocupacional T.O) ?

Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que trabalha com a ocupação humana e o desempenho ocupacional das atividades significativas do cotidiano, promovendo, estimulando ou desenvolvendo o processo de autonomia e independência durante a realização de suas atividades de vida diária, de autocuidado, de produtividade, lazer, do brincar, inclusão escolar, participação social,  que tenha algum comprometimento seja de ordem física, motora, cognitiva, sensorial ou psicossocial estejam comprometidas.

2- Para que serve a terapia ocupacional e qual seu objetivo? 

A terapia ocupacional auxilia o indivíduo a desenvolver ou restaurar habilidades e melhorar seu desempenho ocupacional, considerando seus potenciais, limitações, individualidades e interesses, favorecendo sua saúde e participação funcional. Seu objetivo é promover uma ampliação no campo de ação, desempenho, autonomia e participação em papéis e situações em casa, na escola, no trabalho, na comunidade e em outros ambientes.

3- Qual a função de um terapeuta ocupacional?

A principal função do terapeuta ocupacional é prestar assistência qualificada as pessoas que devido algum comprometimento necessitam de ajuda, prevenindo, estimulando ou reabilitando as dificuldades que prejudicam a realização de suas atividades funcionais no cotidiano.

4- Quando procurar um Terapeuta Ocupacional infantil?

Quando houver atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades no brincar, na interação social, no desempenho escolar, nas atividades de vida diárias, nas dificuldades alimentares, na coordenação motora, no processamento sensorial. O terapeuta ocupacional entra em ação quando a rotina da criança está sendo prejudicada, nossa intervenção busca a funcionalidade, independência e autonomia em todas atividades que estão incluídas no cotidiano da criança e da família.

Alguns dos públicos que realizamos o acompanhamento: Crianças com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista TEA, TDAH, Apraxia de Fala, Dispraxia, Prematuridade, paralisia cerebral, transtorno do processamento sensorial, ou alguma síndrome que comprometam o desenvolvimento.

5- O que é Integração Sensorial e qual a sua importância?

Dr. Jean Ayres descreve a Integração sensorial como “o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente fazendo com que seja possível o uso do corpo efetivamente no ambiente” (Ayres, 1989). Quando essas informações estão bem organizadas, somos capazes de usá-las para nossa percepção, comportamento e aprendizado, aprender depende da nossa capacidade de receber e processar as informações do nosso corpo e do ambiente, o nosso cérebro nos dá constantemente informações sobre as condições a nossa volta.

A Disfunção de Integração Sensorial também conhecida como Transtorno do processamento sensorial é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada adequadamente no sistema nervoso central o que pode ocasionar dificuldades na coordenação motora, regulação do sono, seletividade alimentar, dificuldades de manter atenção, na aprendizagem e no funcionamento emocional e social. Aplicando os princípios da Integração Sensorial na prática terapêutica ocupacional, o profissional devidamente qualificado deve basear-se em avaliações completas para fornecer uma intervenção direcionada a um contexto de brincadeiras, que envolve cuidadosa seleção das experiências sensoriais, planejada individualmente para cada criança, de acordo com os princípios de engajamento, segurança, respostas adaptativas e aliança terapêutica conduzindo a organização da criança. O objetivo principal é possibilitar que a criança participe de forma funcional nas demandas do ambiente, que incluem o brincar, as atividades de vida diárias, o lazer, alimentação, a socialização com autorregulação e organização do comportamento.  Na Terapia de integração Sensorial a criança é atendida em um ambiente terapêutico personalizado, com espaço amplo com variedades de equipamentos específicos, proporcionando inúmeras experiências sensoriais com qualidade e segurança no contexto das brincadeiras, com motivação intrínseca da criança. É imprescindível que seja realizada com um Terapeuta Ocupacional com formação em Integração Sensorial de Ayres.

Fontes:

http://www.integracaosensorialbrasil.com.br/

AYRES, A.J. What’s Sensory Integration? An Introduction to the Concept. In: Sensory Integration and the Child: 25th Anniversary Edition. Los Angeles, CA: Western Psychological Services, 2005.

Serrano, Paula. A Integração Sensorial no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portugal: Papa- Letras, 2016.


Laís Fernanda Silveira Santos Ramos.


Terapeuta Ocupacional Infantil.


CREFITO: 17655-TO.


Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista.


Pós-graduanda em Intervenções Precoce no TEA.


Especialista em Saúde da Família/ Residente.


Certificação Internacional em Integração Sensorial, University of Southern Califórnia.



Jéssica Ribeiro Santos 


Terapeuta Ocupacional Infantil


CREFITO: 18074-To


Pós-graduação em Terapia Ocupacional Pediátrica


Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista.


Pós-graduanda em Intervenções Precoce no TEA.


Aprimoramento em Pecs e kinesio Tapping


Certificação Internacional em Integração Sensorial, University of Southern Califórnia.