O maior e melhor presente

“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão,  

alegram-se com o presente  

e encaram o futuro sem medo”.

Epicuro

      Você já parou para pensar por que o momento atual se chama de presente? Não? Vamos refletir um pouco? Imagine-se com um calendário na mão, ali existem devidamente registradas três situações diferentes: o ontem, passado, o hoje, agora e o amanhã, futuro.

      O ontem não existe mais. Embora tenha sido um momento precioso, já passou, perdeu a sua validade. Agora, neste instante, ele é apenas o PASSADO. Dele só podemos ter a lembrança e o resultado daquilo que semeamos. Nada mais pode ser feito. Se fizemos o bem, ótimo. Se fizemos o mal será com este bem ou mal que continuaremos sem nenhuma possibilidade de mudá-lo lá no passado.

       Porém, Deus, na sua infinita bondade, nos dá este grande e precioso momento, o hoje, o agora. Ele é tão importante que o chamamos de PRESENTE. Presente de Deus, para que reflitamos o passado e, sobretudo, para que pensemos melhor no futuro.

       Na verdade, o que conta é o que fazemos de bom neste breve e urgente AGORA, com este tão precioso presente, pois logo outro futuro se apresentará, sepultando, para sempre, o passado.

       O que estamos fazendo?

       Este presente vem embalado num kit chamado DIA com 24 horas, 1.440 MINUTOS, 86.400 SEGUNDOS, e que é igual para todo mundo, não há quem, por mais importante que seja, possa usufruir de um segundo a mais como também, a mais modesta das criaturas do universo, tenha um segundo a menos. Todos, sem exceção, desde o Papa até o mais humilde vivente da terra, recebem igualmente este presente. Esta é a justiça Divina. Todos iguais, todos com os mesmos direitos e, também, todos com os mesmos deveres.

       Normalmente distribuímos este presente de 24 horas em três momentos de oito horas: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para fazer tudo aquilo que não é possível fazer quando se está dormindo ou trabalhando. Ou seja, temos oito horas livres para estudar, comer, tomar banho, nos locomover, nos exercitar, ler...

       Cabe a cada um de nós ter a inteligência e a boa vontade de fazer bem feito o uso deste presente. Responda, para você mesmo: o que você está fazendo, para aproveitar, da melhor forma possível, este presente que está nas suas mãos?

       É você quem decide.