Em 2021 - O que virá e como será?


        O ano de 2020 foi, para fazermos uma reflexão moral, um dos mais tristes da história. Fruto da incompetência dos governantes e da ignorância da maioria da população, um vírus tornou-se pandemia causando mais de um milhão de mortes que poderiam ser salvas. Mas, como tudo depende de Deus e só Ele sabe porque teve que ser assim, vamos deixar o passado e viver o presente na esperança de dias melhores.    


        Neste sentido, entramos em 2021 na expectativa da chegada da tão sonhada e desejada vacina contra o coronavírus e, comumente, a sua extinção. Se isso vai ocorrer, não sabemos, mas as vacinas estão chegando e cabe aos governantes a responsabilidade de adquiri-las e oferecer a toda a população por meio de uma correta e contundente campanha de vacinação, para daí então, podermos nos sentir imunizados.


       Este é o nosso maior desejo para 2021, associado ao sonho de vermos diminuir a destruição ambiental, o preconceito, a violência e a corrupção. Crimes estes, vistos diariamente em governos fascistas, responsáveis direto pelo aumento das mortes em decorrência do coronavírus, a exemplo dos Estados Unidos e do Brasil. A imunização através da vacina é o caminho. Entretanto, para que essa imunização seja completa e eficiente, é preciso que a humanidade esteja com a sua imunidade moral em dia, pois, do contrário, como diria a sabedoria popular itabaianense, não tem vacina que dê jeito.


       Portanto, vamos aguardar a vacina e ao mesmo tempo torcer para que, moral e espiritualmente, a humanidade também esteja habilitada para receberem os benefícios da imunização biológica e, assim, vê-se livre desse vírus mortal que parece até coisa encomendada pelo nazismo e pelo fascismo.


      Que 2021 seja um ano de redenção moral. Que a imunização chegue para todos, assim como para todos, os governantes possam trabalhar e respeitar o dinheiro público, preservar o meio ambiente, combater a violência com mais trabalho, cultura e educação, extinguir o preconceito e, principalmente, acabarem com a corrupção. Coisa muito difícil no Brasil.


      Mas, antes de terminar, considerando que este espaço a mim cedido por essa renomada REVISTA é pra falar de literatura, informo que estamos torcendo imensamente para que tudo dê certo em 2021. Que possamos voltar a normalidade e, dessa forma, podermos realizar a nossa Sexta Bienal do Livro no Shopping Peixoto, onde esperamos encontrar todos os nossos queridos amigos, leitores e colaboradores, naquele que é o maior e mais badalado evento literário, artístico e cultural do Nordeste. Que venha 2021 e, com ele, a esperança de dias melhores e felizes para adultos e crianças! Previnam-se. Sigam todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Salve a sua vida e a vida de todas as pessoas de que você gosta.