Como lidar com as crianças nesse período de isolamento social?

    Nesse período de Isolamento social, a orientação de um psicólogo é de suma importância para toda a família.  Partindo dessa perspectiva convidei a psicóloga Carla Mayra para responder algumas perguntas que possam ajudar as famílias nesse novo cenário de distanciamento social.

Carla Mayra - CRP 19/3159

Carla Mayra - CRP 19/3159

1-    Como estabelecer uma rotina se as crianças estão em casa todo o tempo?

    Primeiro passo é construir essa rotina estabelecendo horários e dividindo o dia da criança com todas as atividades: estudar, brincar, acordar, dormir, realizar as refeições, ajudar em tarefas da casa, usar aparelhos eletrônicos, realizar atividades em família, entre outras. É importante que possamos desenvolver um ambiente diferenciado de acordo com as atividades, para que a casa não seja vista apenas como o lugar de descanso ou lazer.

    Por exemplo, definir um espaço na casa para as aulas e estudos, caracterizando-o com objetos e detalhes que remetam ao contexto escolar e evitando barulhos ou distrações. Vale ressaltar a importância dos pais também estabelecerem uma rotina para eles de acordo com a rotina elaborada para as crianças.

2-    Pode acontecer mudanças no Comportamento das crianças? Caso aconteça, a quais sinais os pais devem ficar atentos e como devem proceder ao identificar esses sinais?

    Sim, a mudança de rotina e o isolamento social podem trazer como consequência para as crianças mudanças comportamentais, além de atrasos em seu desenvolvimento. É necessário ficar em alerta quando a criança ou o adolescente apresentar maior dependência, demonstrando medo de tudo; alterações de humor (impaciência, estresse ou tristeza contínua); alterações do sono e apetite; excesso de uso de equipamentos eletrônicos; distanciamento afetivo; atrasos na fala e regressões de comportamento para a sua faixa etária. Ao perceber algum desses sinais, orienta-se conversar com a criança ou adolescente e buscar sempre esclarecer e encorajá-lo a falar de seus pensamentos e sentimentos, passando segurança e proporcionando atividades em família que possam suprir a saudade da rotina de antes. Caso os sinais apresentem-se de forma mais grave, é necessário buscar ajuda profissional.

3-    Como os pais podem ajudar seus filhos a lidarem com as emoções nesse período de isolamento?

    Primeiramente, precisamos saber lidar bem com os nossos sentimentos, já que as crianças prestam muita atenção nos comportamentos dos adultos e nesse momento estão convivendo mais com eles. Assim, as emoções sentidas pelos adultos afetam o clima da casa e, consequentemente, o comportamento das crianças. Além disso, é possível desenvolver com os pequenos a nomeação das emoções, com o uso de imagens ou de situações do cotidiano, para que, assim, haja a identificação e o reconhecimento das suas próprias emoções, sendo possível fortalecer conexões entre os familiares.

4-    Quando os pais devem procurar ajuda de um psicólogo?

    As crianças nem sempre conseguem expressar verbalmente a necessidade de ajuda, por isso precisamos ficar atentos aos seus comportamentos.  Quando um problema emocional vira físico como, por exemplo, dores no corpo sem justificativa clínica, não se alimenta direito ou tem dificuldade para dormir; timidez excessiva; agressividade; intolerância; agitação; baixa concentração; dificuldade de aprendizagem; manias ou fobias e mudanças repentinas de humor. Esses são alguns dos sinais que podem indicar que a criança precisa de ajuda profissional.

É muito importante que exercitemos a nossa capacidade de se colocar no lugar das crianças e dos adolescentes, principalmente no contexto atual, para que, assim, possamos antecipar reações e sentimentos e, dessa forma, conseguir desenvolver vínculos familiares mais saudáveis.