Entre omissos e culpados/ Obrigação do poder público

    Por razões que somente Deus sabe, o mundo vive uma de suas piores epidemias, que atinge a todos com milhares de infectados e mortos. O Brasil, sob o domínio do ódio, do fascismo, do preconceito e da ignorância, tanto por parte da população, quanto por certos governantes, tem se mostrado omisso e ao mesmo tempo vítima desse vírus cruel e impiedoso, com o qual diariamente convivemos com a perda de vizinhos, parentes e amigos.         

    Em Sergipe e em nossa querida Itabaiana, apesar de aparentemente, suas autoridades e a população se mostraram preocupadas com o problema, muito pouco se tem feito, senão, não estaríamos tão vulneráveis quanto estamos, que o diga o alto índice de infectados e mortos em todo o Estado.         

    Por causa da pandemia, as atividades econômicas foram obrigadas a reduzir e, muitos estabelecimentos até a fechar, diminuindo a produção e a comercialização, causando desemprego em massa e enormes prejuízos aos setores do comércio, da indústria e de serviços, que são os que mais geram emprego e renda no país. Em síntese, todas as classes foram afetadas, principalmente os médios e pequenos comerciantes, que são os que mais pagam impostos, desde as taxas municipais, aos impostos estaduais e federais. Na contramão da história, o poder público, que, apesar de continuar a arrecadar, pouco fez, para, pelo menos, amenizar a dor e o sofrimento dos familiares que perderam seus entes queridos.         

    Pois bem. Partindo desse princípio, observamos que o alto índice de infectados e mortos no Brasil decorre da ignorância, tanto por parte de governantes omissos, insensíveis e desumanos, quanto por parte da sociedade, notadamente aqueles que não tomaram os devidos cuidados, fi- cando a mercê do vírus e ao mesmo tempo contaminando tantas outras pessoas a sua volta. Portanto, todos os que assim procederam, são omissos e culpados.         

    Por outro lado, apesar dos prejuízos a toda a sociedade, observamos que no Brasil, a coisa não está pior, porque o povo brasileiro tem o DNA dos Itabaianenses, que, se não podemos trazer os consumidores até as lojas, vamos até eles e, para isso, utilizamos o Sedex, Moto-Táxi, Carros, Navios, Trens, Cavalos e até as asas da imaginação para melhor  atender os pedidos da população, como bem nós sabemos fazer.       

    Para finalizar, pergunto. Diante de todas essas dificuldades por que passa a sociedade de modo geral, o que os poderes públicos, de forma específica, os Executivos Municipal, Estadual e Federal, fizeram, estão fazendo ou farão em benefício, não somente da classe trabalhadora, mas também dos empreendedores, para que todos possam sobressair dessa situação com dignidade e poder voltar aos seus empregos e, os negócios à normalidade? Quais as taxas, impostos, multas e incentivos fiscais serão oferecidos a população em geral e de modo especial aos comerciantes, industriais e prestadores de serviços? Isso, no mínimo, é obrigação de todos os governantes.  Porque, apesar de boa parte da sociedade ter se mostrado ignorante e omissa com a gravidade da questão, o Agente Público que ignora e se mostra insensível às dores e ao sofrimento de uma única pessoa, quanto mais de milhões, não é digno de ocupar o cargo que lhe foi conferido pelo povo. Entre infectados e mortos, considerando que nada ocorre por acaso, cada um de nós temos uma parcela de culpa. Mas o crime maior é o da omissão e da ignorância.