ITABAIANA-SE O Mais Diversificado Polo Cultural e Industrial do Brasil


          Como é de fundamental importância a união entre a capacidade de trabalho de um povo ao conhecimento. Quem diria que um dia o município de Itabaiana, vocacionado para a agricultura e o comércio, se transformaria numa referência nacional no setor cultural e, muito menos, no industrial.


          Pois é. Ao longo da história, Itabaiana se caracterizou como um polo agrícola e comercial, sem lá muitos conhecimentos acadêmicos. Tanto que também nos caracterizamos como matutos e tabaréus. Entretanto, como somos mesmo, é o povo mais diferenciado do mundo, temos mostrado e praticado o nosso alto grau de conhecimento, nos setores em que estamos inseridos. Observamos, então, que o sucesso do ser Itabaianense em suas atividades empreendedoras está  intrinsecamente ligado à virtude da inteligência, adquirida por meio do conhecimento e do saber cotidiano desse povo honrado e trabalhador, sempre antenado com as novidades que o mundo globalizado possa lhe proporcionar, se diferenciando, se destacando e se caracterizando, não apenas como astuto empreendedor, mas também na qualidade de pioneiro na área de produção, em qualquer ramo de atuação, seja: agricultura, comércio, serviços ou indústria.


        Impetuoso, disposto a vencer qualquer obstáculo e fazer história por conta própria, o povo de Itabaiana, a exemplo dos Paes Mendonça, Gentil e Noel Barbosa, Oviedo Teixeira, Arrojado, os Peixoto e tantos outros; não se limitou à agricultura, ao comércio ou, entre outras poucas opções, a se tornarem funcionários públicos. Caracterizados por sua ímpar inteligência, buscam através do conhecimento próprio, novos e modernos ramos de atuação e investimentos, com destaque para o setor de serviços (profissionais liberais) e da indústria, sendo, este último, o meio pelo qual nosso município ter se tornado referência nacional, numa área que até ontem era irrelevante. Nesse sentido, de bons negociadores e vendedores que somos, passamos a ser, melhor ainda, produtores pelas vias industriais, tornando o município, não apenas naquele em que se acha de tudo para comprar, mas principalmente, no que produz até o que os grandes centros nunca produziram. Desse modo, boa parte dos Itabaianenses viraram industriais, cada um na sua área de atuação e produzindo de acordo com a sua capacidade, suprindo o setor com produtos Made-Itabaiana.


        Em Itabaiana se produz de tudo. Desde o pensamento a papel picado colorido para qualquer comemoração, como faz o comerciante e industrial do setor gráfico, Francisco Tavares da Costa, de 85 anos, ainda em atividade. Segundo Fefi, como é conhecido, afirma que, “se vendemos o que os outros produzem, melhor ainda é vender o que nós mesmos produzimos”. Por isso que a força industrial em Itabaiana é crescente, assim como a cultural, alcançando todos os setores produtivos, desde a industrialização propriamente dita, como joias, embalagens e artefatos de cimento, ao beneficiamento de produtos, cuja matéria prima vem da agricultura familiar, como castanha de caju, doces e alimentos naturais. Dessa forma, com 734 indústrias operando em 48 seguimentos, o povo de Itabaiana industrializa: massas, alimentos, doces, farinha de mandioca, tapioca, castanha de caju, confecções, calçados, embalagens, panelas, joias, carrocerias de caminhões, carroças, chassi de caminhões, reboques, fechos de molas, artefatos de cimento, blocos, tijolos, telhas, esquadrias de ferro e alumínio, brita, móveis, bebidas, papéis, artes visuais, revistas como Anova, Perfil e Impacto, lentes óticas, placas e pedras de mármores, portas, janelas e cancelas de madeira, portões de ferro, materiais gráficos para escritório, gesso, forros, vinagre, enxada, machado, foice, estrovenga, alavanca, grampos, pregos, asfalto, rações, fertilizantes e uma infinidade de produtos, que são vendidos aqui e fora do país, como joias e castanhas. Aliás, em Itabaiana se industrializa até livros, onde seus produtores também são os divulgadores e vendedores, contando, claro, com o apoio dos propagadores, que são os leitores, tendo como principal indústria neste setor, a Infographics Gráfica & Editora, que apesar de se localizar em Aracaju, é como se fosse Itabaianense. Por Itabaiana, considerando que somos o povo mais criativo do mundo, até a construção civil virou indústria e seus industriais fabricam condomínios e mais condomínios, dotando nossa cidade de infraestrutura moderna e condizente com o nosso crescente desenvolvimento. Quem nunca esteve em Itabaiana, acha até que é a capital do Estado!


        Por essa razão, o município de Itabaiana se tornou uma referência nacional no campo industrial, a ponto dos órgãos do setor organizarem com muito sucesso, exposições de marcas e produtos industrializados por nossa gente, o que já vai em sua 2° edição, sempre realizada no shopping Peixoto, que é o maior empreendimento comercial do interior sergipano, fruto da coragem e da inteligência do ser itabaianense. Daí a nossa afirmação. Se somos uma referência nacional no setor industrial, se deve à ousadia e à inteligência desse povo astuto, bairrista, folclórico e cultural, assim como, com a mesma perspicácia e sucesso, realizamos através do livro, a nossa tão badalada e concorrida bienal. Na verdade, um lugar que industrializa a diversificada quantidade de produtos que fabricamos, é ou não, um dos Polos Industriais mais importantes do Brasil? Parabéns ao povo de Itabaiana pela sua capacidade de trabalho, inteligência, empreendedorismo, produção e por mais uma Expor Indústria, que se realizará de 24 a 26 de Abril de 2020, no Shopping Peixoto!!! Nos encontraremos lá!!!