Agir para motivar e aprender

Seja a mudança que você quer ver no mundo (Ghandi).

    A motivação, tema sobre o qual abordamos no artigo passado publicado em Anova Revista , é, sem sombra de dúvidas, um elemento crucial no processo de ensino e aprendizagem. Para ilustrar ações que podem motivar os estudantes, desenvolvemos, na perspectiva da gestão escolar, algumas atividades para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio -, a partir de um prévio diagnóstico sobre o grau de motivação e seus fatores determinantes. As ações foram desenvolvidas no C. E. Dr. Airton Teles, Itabaiana-SE, no turno noturno, com o aval e apoio da equipe diretiva, dos professores e dos próprios estudantes.

     Tivemos por objetivo contribuir para despertar maior motivação para o aprender e elevar a autoestima do público da EJA, jovens e adultos que, por algum motivo, não puderam prosseguir nos estudos em idade adequada. Assim, procuramos proporcionar um ambiente saudável, motivador, acolhedor, de modo a despertar um “olhar interessado” para essa clientela e estimular uma maior socialização no ambiente escolar. Tais ações foram realizadas por mim, Maria Edisângela Almeida Santos (psicopedagoga) e por duas parceiras e futuras pedagogas, Aline Santos de Almeida e Letícia Bianca Pereira Santos, às quais parabenizo pelo desempenho e agradeço tamanha parceria. Na etapa de levantamento de informações para o diagnóstico, já foi visível o “olhar atento” dos discentes diante da nossa presença. Realizamos quatro momentos especiais: Acolhida, Café e violão, Palestra motivacional e O corpo fala.

     A Acolhida dos alunos ocorreu com frases motivacionais distribuídas na entrada da escola, o que levou os estudantes a notarem, naquele momento, um “olhar interessado” de nossa equipe em relação eles, gerando certo conforto e receptividade. A ação seguinte, momento Café e Violão, contou com a presença do músico Nailson Rosa e de sua filha Kethelen, a qual cantou e encantou todos que ali se encontravam. Tudo isso regado com pequeno coquetel e momentos agradáveis de socialização entre os discentes, permitido que estes se identificassem como sujeitos importantes (tudo foi organizado e realizado para eles!), aprendentes capazes e protagonistas daquele momento.

      Em outro momento, a psicóloga Carla Mayra proferiu uma palestra motivacional com o tema Sonhar através do aprender, possibilitando um espaço para “escuta”, interação e participação. Foi emocionante ver aqueles jovens e adultos abrindo-se para a vida e para novos aprendizados. Ao considerar a importância da linguagem corporal para o processo de aprendizagem, foi realizado mais um momento: O corpo fala, em que os estudantes puderam se descontrair e explorar as sensações corporais, por meio da música e da dança, tendo como coreógrafo o dançarino Nathan Henrique. Cabe destacar que todas essas ações tiveram os estudantes como protagonistas, possibilitando que cada um pudesse se sentir acolhido, respeitado, valorizado.      

      É importante salientar, ainda, que os alunos receberam informações, instruções, orientações antes de cada ação ser realizada para que compreendessem que eles são peças-chave no processo de aprendizagem e que é preciso e possível que se reconheçam como sujeitos capazes de aprender e de se sentirem motivados.  Com tais ações, reafirmamos que só se motiva através do agir, pois é a partir da ação que as mudanças acontecem. Aproveitamos o espaço para agradecer a toda equipe escolar, aos profissionais colaboradores e, em especial, aos estudantes da EJA pela integração e interação em cada ação.