ROTARY CLUB DE ITABAIANA - 50 anos de serviços sociais e movimentos culturais!

     Fundado em 1905, em Chicago-EUA, o Rotary Club está no Brasil desde 1923. É um clube de serviços sociais de ordem internacional presente em todo o mundo, responsável direto, entre outras coisas, pela manutenção da vacina poliomelite, que tem erradicado em muito a paralisia infantil.

     Em Itabaiana, o Rotary Club foi fundado no dia 25 de Novembro de 1969, por trinta sócios fundadores, comerciantes e profissionais liberais, interessados em conhecer a sua filosofia e por meio dela ajudar as comunidades, notadamente os mais carentes. Entre os fundadores, Francisco Tavares da Costa, com presença 100 % nas reuniões; o Oficial de Cartório e ex prefeito Serapião Antônio de Góis e os médicos, Aírton Milet e Ormeil Câmera de Oliveira, que convidaram os demais a participarem da fundação, que contou com a participação efetiva do presidente do Rotary Club de Aracaju, Dr. Carlos Mello.

     Ao longo desses 50 anos, o Rotary Club de Itabaiana, através do Rotaract, Interact, Casa da Amizade e Rotary Nova Geração, desenvolveu um excepcional trabalho social nas comunidades pobres, bem como incentivou a fundação de novos Rotary em outros municípios sergipanos, no sentido de mais e mais pessoas serem assistidas por seus relevantes préstimos. Os serviços oferecidos pelo Rotary à população estão alinhados com o seu organograma administrativo, que são divididos em: Conselho Diretor, Comissão de Serviços Internos, Comissão de Serviços  Profissionais, Comissão de Serviços Comunitários e Comissão de Serviços Internacionais.

     Dos sócios fundadores, praticamente todos chegaram à presidência do clube, na qual desenvolveram um trabalho tão digno e intenso, a ponto de transformarem o Rotary Club de Itabaiana, em referência nacional em termos de atuação e serviços prestados, inclusive, um de seus presidentes, Messias Peixoto, ser eleito Governador do Distrito 4390, que abrange os Estados de Sergipe, Alagoas e parte da Bahia.

     Considerando que tudo em Itabaiana é diferenciado do resto do mundo, com o Rotary não poderia ser diferente. Dos mais antigos aos mais novos, todos os rotariamos Itabaianenses não se caracterizam apenas por suas ocupações comerciais e profissionais, mas sobretudo por estarem intrinsecamente ligados ao mundo das artes cênicas, folclóricas, literárias e culturais, a exemplo de: Dr. Ormeil, Dr. Airton Milet, Serapião, Antônio Moura, João Batista Santana, Henio Araujo, Luciano Alves, Francisquinho Barbosa, Irami Almeida, ambos (in memorian), e mais: Fefi, Dr. Netônio, Adelson Peixoto, Luiz Bispo, Luci Mary, Waltenis Braga, Messias Peixoto, Josias Peixoto, Daniel Peixoto, Carlinhos da Madeireira, Rivaldete de Jesus, Carlos Alberto Bolero, EdsonPassos, Dorinha, Ada Jansena, Jorge Vieira, Edivaldo Messias, João de Oliveira, Romeu Fotógrafo, Fefi, Marlene de Fefi, Carminha Moura, Susaneide Noronha Moura, Luciano Bispo, Ana Angelica, João Patola, Gilson Portela, Vivaldo Vieira Neto, Lenita Cunha, Solange Noronha, Edivaldo Cunha, Carlinhos Siqueira, Marilene Lobo, Vilobaldo Almeida, Delano, Aírton Cebolinha, Gilberto Pereira, José Bispo, Neilton Santos, João Barreto, Rodrigo José dos Santos, Paulo Evangelista, Antônio Bispo Santana, Antônio Chagas, José Antelmo, Antônio de Jesus Andrade, Valmor Barbosa Almeida, Luiz Hamilton, Antônio Manoel de Melo, José Humberto, Dernival Pereira, José Alves dos Santos, José Francisco de Oliveira, Reginaldo Francisco Lima, Marcos da Costa Lima, Eguinaldo Monteiro, Ernesto Sobrinho, José Unaldo dos Santos, Adelson da Nitendo Lanches e inúmeros outros cidadãos e cidadãs que, ao longo desses anos, têm muito contribuído para que o Rotary, não apenas continue fazendo o papel de sua filosofia, “Servir, nunca se servir da instituição”, bem como incentivar a arte e a cultura por meio das nossas manifestações populares.

     Dito isso, podemos observar que o Rotary Club de Itabaiana não apenas atua no aspecto social, mas também no meio cultural e notadamente no campo da literatura. Dos sócios fundadores, dois, Serapião e Fefi, tiveram suas histórias transformadas em livros reconhecidos na Biblioteca Nacional. Outros rotarianos são assíduos leitores, incentivadores e promotores do nosso crescente desenvolvimento literário, sempre presente em lançamentos de livros e bienais. Na verdade, se não fosse a participação desses rotarianos, associados aos demais comerciantes e empreendedores de Itabaiana, a exemplo de: Ricardo Passos, Zé Wilson Barbosa, Conceição Andrade Oliveira, Israel Lima, Silvana Fernandes, Carlos Eloy, Altamiro Brasil, José Góis Filho, Nailze Bispo, Anselmo Dortas, João Bispo de Góis, Jamisson Barbosa, Luiz Góis, Maria Helena Silveira, Nando do Opção, Everton do Saber, Maria José Melo e tantos outros, por meio de suas respectivas empresas, com o apoio da CDL, da ACEI e dos meios de comunicação local, não teríamos alcançado o índice de desenvolvimento cultural por meio da literatura, que hora se verifica como referência nacional. Daí podermos afirmar que o Rotary Club de Itabaiana, ao longo de seus 50 anos de existência, ter, efetivamente, desenvolvido um profícuo trabalho, tanto social, quanto cultural. Nossos parabéns ao Rotary e a todos os seus associados, dos fundadores aos recém-chegados, por este seu meio século de histórias, lutas e conquistas.  

Parabéns e rumo ao centenário.