ITABAIANA - Referência Nacional de Arte e Cultura por meio da literatura

    A Bienal do Livro de Itabaiana, em sua V edição, ocorrida de 11 a 15 de Setembro último, no shopping Peixoto, superou as expectativas previstas por seus organizadores.

    Composta por dezenas de opções em termos de atividades, como: Tenda Cultural, Auditório, Palco da Palavra, Cinema, Forró, Apresentação de Grupos Folclóricos, Orquestras Sinfônicas, Exposições Municipais, Stands da Iniciativa Privada, Exposição de Carros Antigos, Exposição de Artes, Artesãos e  Artesanato e, claro, a Praça dos Escritores, onde se desenvolveu o evento em toda a sua plenitude.

    Durante quatro dias, Itabaiana, seu povo e seus visitantes, viveram intensamente a sua V Bienal do Livro, quando segundo seus organizadores, cerca de cem mil pessoas passaram pelo evento, que contou com mais de 200 escritores inscritos, 700 títulos literários à disposição e a visita de 200 escolas, entre públicas e particulares, em que seus alunos passaram a ter uma noção da grandeza desse magnífico evento. Segundo ainda seus organizadores, foram comercializados em torno de 30,000 livros, cuja novidade foi a introdução de uma moeda social, o Biens, oferecido pela iniciativa privada aos estudantes da rede pública, para que pudessem comprar livros.

    O evento transcorreu dentro da normalidade no qual as principais atrações foram o povo e os escritores regionais e, o mais importante,  sem a presença de qualquer  escritor renomado. Como disse o jornalista Luiz Eduardo Costa em 2017, vender livros  em Itabaiana, “santo de casa é que faz milagre”. E realmente fez. Pois não é em qualquer bienal que se vende 30,000 livros, ou, um só autor chegar a vender algo em torno de 800 exemplares. Só mesmo na Bienal do Livro de Itabaiana.

    De minha parte, só tenho a agradecer a Deus e a população, por mais uma vez abraçar minha ideia e adquirir meus livros, notadamente A SABEDORIA DO MATUTO, cujo conteúdo representa a inteligência do povo nordestino, que acabou sendo o xodó do evento, acompanhado do mascote da Bienal, o Ventania, intensamente procurado por todas as pessoas para fotografar-se ao seu lado.

    Contando com o apoio da iniciativa privada e de setores públicos, a V Bienal do Livro de Itabaiana, que é um Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, teve a total cobertura da imprensa sergipana, notadamente as emissoras de rádio local, com suas programações direto do local,  e as televisões da capital, que desceram a Serra para conhecer este grande evento cultural.

    Sintetizando, a V Bienal do Livro de Itabaiana foi excepcional em todos os sentidos. E, para ter sido coroada de êxito, só ficou faltando a Exposição em Banners sobre a real história  do nosso Município, produzidos pelo Acadêmico e Historiador José de Almeida Bispo, que  até então estava prevista sua exposição no evento. Mas, por razões outras, ou por falta de deliberação sobre o assunto, não houve a exposição, prejudicando a população e privando a sociedade aos reais conhecimentos da nossa história. No mais, é só comemorar e trabalhar com vistas a 2021, rumo a VI Bienal do Livro de Itabaiana, o maior e mais importante evento literário do Nordeste, que coincidentemente se realiza, aqui no agreste sergipano.