Todos os caminhos nos levam a I T A B A I A N A - Capital Nacional da Cultura, da Arte e da Literatura

        Já está tudo pronto para a realização do maior e mais destacado evento litero-cultural do Nordeste, a Bienal do Livro de Itabaiana. Em sua 5° edição, os organizadores preveem, para este ano, um público em torno de 50.000 pessoas, visto que, na 4°, chegamos a 30.000 pessoas durante os três dias de atividades. Neste sentido, espera-se dobrar o número de livros publicados, assim como, vendidos, de todos os gêneros (biografias, histórias, romances, contos, poesias, autoajuda, comédias e literaturas de cordéis.

        A Bienal do Livro de Itabaiana, criada e organizada pelos empresários: Honorino Júnior, Carlos Eloy e Jamisson Machado, através de suas respectivas empresas, Perfil Empreendimentos, FM Itabaiana e Itnet, conta com o apoio da Prefeitura de Itabaiana, do Governo do Estado e, principalmente, do comércio  Itabaianense,  aracajuano e de outras regiões, contando na logística, com total divulgação da imprensa local e da capital.

        Considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, a Bienal do Livro de Itabaiana, caracteriza-se por seu diferencial no tocante aos shows de arte, música, cultura, folclore, literatura e demais serviços oferecidos ao público, bem como a presença de renomados escritores nacionais e filósofos internacionais. Nas duas últimas edições, entre as principais atrações, fizeram sucesso: um padre chamado de Kiba, em 2015; e um debochado coronel com o nome de Fudenço, em 2017. Para este ano, entre as atrações que estarão presentes, a mais esperada atende pelo nome de Ventania, bom de coice e mestre em filosofia, que atuará em parceria com um Matuto tão astucioso que,  juntos, serão capazes de, entre suas milhares de façanhas, trocarem uma galinha por uns bois de 30 arrobas, sem voltar nenhum centavo ao dono do pontudo. Aliás, coisas  assim tão extraordinárias só poderiam ser mesmo no Nordeste e de modo especial com gente de Itabaiana, o Centro do Universo, berço de lendas, contos e estórias de Trancoso. Único lugar em Sergipe a se realizar uma bienal de livros.

        Pois muito bem. Como tudo em Itabaiana é diferente dos outros lugares, positivamente falando, o pontapé inicial com vistas a V Bienal do Livro, foi dado no último dia 22 de Junho, quando fizemos o lançamento da biografia de Serapião Antônio de Gois, com grande público na CDL. Sequenciando, na Praça Chiara Lubchi, em parceria com a Academia Itabaianense de Letras e a organização do evento, foi feita uma prévia no dia 14 de Julho, de como será a 5° edição da nossa bienal, com a participação popular, como sempre, presente e prestigiando o mundo da arte, da cultura da literatura e das nossas demais manifestações.

       Afinal de contas, Itabaiana não é somente a Capital Nacional dos Caminhoneiros, da Feira Livre, do Ouro, do Futebol, da Castanha e do empreendedorismo. Somos, principalmente, referência em tudo o que nos propomos a fazer. É a terra de um povo tão astucioso e inteligente, que um escritor foi capaz de transformar um matuto em doutor e, seu burro, por nome de Ventania, bom de coice e de filosofia, em ministro e senador. A V Bienal do Livro de Itabaiana, que ocorrerá de 11 a 15 de Setembro no shopping Peixoto, promete! Por isso, que todos os caminhos, de norte a sul e de leste a oeste, nos leva ao agreste de ITABAIANA!