ITABAIANA - A birra e os equívocos da história oficial

     Se não bastasse a malfadada birra por parte de setores do poder público municipal de Itabaiana, que há décadas, mal orientados por quem de história, nada conhece, insistindo assodadamente de que a emancipação política deste município teria ocorrido mesmo em 28 de Agosto de 1888, estão, agora, a cometer mais uma dessas idiossincrasias, mais um desses  equívocos, não por falta de informação, mas  de conhecimento, e, novamente, passando vexames perante a história real.

     Meu mentor e guia cultural  Ariano Suassuna sempre dizia que a história tem duas versões. A história oficial (aquela que conta qualquer coisa, ou o que interessa a alguém), e, a história real (que narra a verdade dos fatos, com dados comprobatórios). Nessa linha de raciocínio lógico, digo que, da mesma forma que a emancipação política de Itabaiana não ocorreu em 28 de Agosto de 1888, afirmo veementemente que a Feira do Caminhão de Itabaiana, não está, neste ano de 2019, completando sua 54° edição, como o anunciado por seus organizadores.

     Antes de mostrar a real história desse assunto, pergunto. Em qual matemática, é que, um evento criado em 1992, estaria em 2019 completando 54 anos? Enquanto os matemáticos quebram suas cabeças para responderem, vamos aos fatos reais desse embróglio oficial.

     Dito isso, voltemos ao tempo real para comprovarmos o que estamos afirmando. A Feira do Caminhão de Itabaiana foi criada como um atrativo dentro das festividades da Trezena dos Caminhoneiros, no ano de 1992, não em 1965, como, equivocadamente se anuncia. Sendo que, no ano seguinte, 1993, essa feira não foi realizada, voltando a ser em 1994, ininterruptamente até agora. Portanto, a Feira do Caminhão de Itabaiana, está, neste ano de 2019, completando vinte e seis anos de existência.

     Aliás, seria de bom alvitre que todos os organizadores de eventos públicos ou particulares, tivessem pelo menos um pouco de conhecimento quanto a história real, para não cometerem equívocos tão grosseiros e desnecessários. Neste caso especificamente, pesquisem, e logo vão encontrar, com dados comprobatórios, as informações de que as festividades alusivas aos caminhoneiros de Itabaiana também não iniciaram no ano de 1965, como alguns outros afirmam. Mas sim, em 1958, como Novena dos Motoristas e tendo como patrono, São Cristóvão, no mesmo ano em que o Bairro Cruzeiro do Século, antigo Povoado Tabuleiro dos Caboclos, era transformado por força de Lei Municipal n° 172 de 30 de Junho de 1958, sancionada pelo então Prefeito Serapião Antônio de Gois, em Bairro São Cristóvão, o que permanece até hoje. Por falar em Serapião, coincidência ou não, a sua biografia, escrita por mim, será publicada agora no próximo dia 22 de Junho, às 19h na CDL, já  aquecendo a 5ª Bienal do Livro de Itabaiana. Voltando ao tema, a carreata dos motoristas, tendo São Cristóvão como padroeiro, saía daquela localidade até o cento da cidade e retornava. Anos depois, o então deputado estadual José Teles de Mendonça, juntamente com o Sr. Rolopeu e outros caminhoneiros, pediram ao pároco da Igreja de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, que incluísse no Tezerário de Santo Antônio, um dia alusivo aos motoristas de caminhões, o que de fato, se tornou na mais badalada trezena do Santo Casamenteiro e Fujão.

     Assim sendo, respeitando o direito que cada um tem para falar ou fazer o que bem quiser, pedimos pelo menos, que  para o bem da história, da cultura e da literatura, que revejam e corrijam seus equívocos, pois assim como nós e Ariano Suassuna, muita gente por este mundo de Deus, conhece a história real. Portanto,  aqueles que insistem,  por capricho, ou por não sei lá o que, nos equívocos da história oficiosa, entrarão em povorosa, no descrédito e servirão de chacota por aí, como tem ocorrido com todos os que, por birra, ou por não admitirem nada saber, continuam sem dá seu braço a torcer e a distorcer os fatos reais, impondo a sociedade informações oficiais, muitas vezes mentirosas, em detrimento da história real, verdadeira.

     Admitir que estamos errado, quando sabemos que estamos, não há nenhum decréscimo. Pelo contrário, é uma virtude, tanto corrigir, quanto procurar aprender através do conhecimento real! Pensem nisso!

     Viva Santo Antônio, os Caminhoneiros e a 26° Edição da Feira do Caminhão de Itabaiana!