Filarmônica Nossa Senhora da Conceição | SOFIVA | Academia Itabaianense de Letras

Duas instituições na vanguarda da arte, da história e da cultura de um povo!

       Itabaiana sempre respirou e viveu, não somente do trabalho e do empreendedorismo de sua gente brava, honrada e trabalhadora, mas principalmente por meio da arte e da inteligência de seus filhos. Se fomos berço da intelectualidade, deixamos mostras dessa verdade registrada nos anais da história, quando ilustres Itabaianenses se destacaram nos mais variados meios artísticos e culturais, não apenas em Itabaiana, mas também por este mundão de Deus. Milhares, foram e são  as pessoas nascidas neste torrão, a ganhar notoriedade local, nacional e internacional, no mundo da arte, da comédia, da escrita e da música. Música de qualidade, criada e cantada originalmente por seus próprios compositores e imortalizadas ao longo da história, através da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e da SOFIVA, sempre presentes nos momentos em que de boa música necessitamos.

        Foi por meio da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, que surgiu para o mundo, músicos da qualidade inigualável de Antônio Silva, Boanerges Pinheiro, Esperidião Noronha, Francisco Alves de Carvalho Júnior, Olintho Oliveira e tantos outros, que, diante do sucesso que fizeram, saíram por este mundo a fora disseminando a semente da arte musical Itabaianense, criando orquestras, fundando novas filarmônicas e transformando jovens em verdadeiros artistas, a desenvolver suas potencialidades. Trabalho semelhante realiza a SOFIVA, tão jovem quanto a vontade daqueles que a integram, que, diante do trabalho realizado, tem o mesmo legado e a mesma importância dos imortais músicos itabaianenses do século XIX e início do século XX.

        Não é por acaso que boa parte dos patronos da Academia Itabaianense de Letras foram músicos e compositores da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. Bem como os demais patronos e patroneses terem sido assíduos frequentadores das apresentações da nossa querida filarmônica, a mais antiga do Brasil. Todavia, se essa instituição musical emprestou seus imortais para proteger a nossa academia, também tem nos prestigiado com seus novos integrantes, ao participar e abrilhantar nossas sessões solenes, com as mais belas e garbosas canções instrumentais. Assim como, a SOFIVA, que além de representar nossa terra além fronteiras, muito tem contribuído musicalmente falando, para que os eventos da Academia Itabaianense de Letras tenham se tornado cada vez mais eruditos e caracterizados como o difusor mais profundo da arte, da história e da cultura de um povo.

          Dito isto, fica claro e notório que a sociedade Itabaianense, independente de suas particularidades políticas, econômicas, sociais e religiosas, tem algo em comum. Quando se trata da arte, da história e da cultura dessa aldeia chamada Itabaiana, todos, sem exceção, reconhecem como patrimônio cultural, histórico e imaterial, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, a SOFIVA e a Academia Itabaianense de Letras. Queiram ou não quem quer que seja, são as únicas instituições culturais dessa terra a está na vanguarda dos reais valores da nossa história literária e musical.